sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Cuidado com o animal que você tem em casa

Por Camila Devitte Dal Pian

Apesar do tratamento especial dedicado aos animais de estimação, algumas precauções evitam transmissão de doenças. O pêlo, a saliva, as patas, a urina e as fezes são os focos de contaminação. Sarna, raiva, micoses e rinite podem ser adquiridas pelo contato com os animais.
Transmitida por cães, gatos, cavalos ou morcegos, a raiva é a mais conhecida das zoonoses. O homem contrai esta doença tanto pela mordida, quanto pelo contato de mucosas e feridas com a saliva de animais contaminados.
Além da raiva, cães e gatos, e também coelhos e cavalos, podem transmitir a sarna, através do contato próximo com o bicho doente. As micoses também são contraídas desta forma.
Conforme a veterinária Caroline Bersch, uma das formas de evitar que o animal adquira sarna e micoses é manter sempre limpo o local onde o animal dorme. Evitar umidade também é recomendável. “Banhos no intervalo de no máximo 15 dias também é importante. É necessário manter o bichinho limpo”, completa.
A vacinação em dia e as visitas constantes ao veterinário são formas de evitar que seu animal adquira doenças que contaminem o homem. Também não se aconselha dividir cama, ou até mesmo alimentos com eles, já que o contato direto aumenta as chances de transmissão.

Cães e gatos também transmitem leptospirose

Não são somente os ratos os transmissores de leptospirose. Cães e gatos também são responsáveis por esta doença. O contato da urina com mucosas ou feridas, e a ingestão de água contaminada com urina são as formas de se contrair leptospirose.
Para evitar a doença, é importante não deixar comida durante a noite para os bichos, quando podem ser contaminadas. Vacinar os animais também é necessário.


Toxoplasmose, perigo para grávidas e aidéticos

Transmitida pelos gatos, a toxoplasmose é passada para o homem através do contato com as fezes do animal. É uma doença perigosa para mulheres e aidéticos. O contágio da toxoplasmose nas grávidas pode trazer problemas sérios para as acrianças. Nos aidéticos, as conseqüências podem ser graves, causando lesões no sistema nervoso, pulmões, coração e retina. Em alguns casos pode até matar, já que a capacidade imunológica do paciente está muito baixa.

Nenhum comentário: