quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Cartilha do Lixo

UM PROBLEMA DE CADA UM DE NÓS



O que é Lixo?
O lixo é tudo que alguém descarta por não querer mais ou por não perceber uma utilidade imediata. Assim, o lixo é também um resíduo, mas que não foi reaproveitado.



O que é resíduo?
O resíduo é classificado em diferentes tipos. São matérias que podem ter um reaproveitamento e utilizados novamente.
A casca de laranja, restos de madeira de lápis que apontamos, entre outras tantas que veremos a seguir, podem gerar lixo ou não, dependendo do destino final que iremos dar a elas. O importante é lembrar que todo resíduo tem um responsável pela sua produção.






TODOS DEVEMOS TRANSFORMAR NOSSO LIXO EM RESÍDUO



Existem vários tipos de resíduos
Precisamos conhecê-los
para poder darmos o destino correto



Resíduo Domiciliar: É aquele que produzimos nas nossas casas. São os restos de alimentos, produtos de limpeza, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico.
Resíduo Comercial:Originado dos estabelecimentos comerciais e de serviços. São os papéis, plásticos, embalagens, etc.
Resíduo Público: São aqueles originados dos serviços de limpeza pública urbana, como os resíduos de varrição, restos de podas de árvores, vegetais diversos, embalagens de todos os tipos, etc.
Resíduo de serviços de saúde e hospitalar: Produzidos em serviços de saúde gerais. São os resíduos sépticos como as agulhas, seringas, gazes, algodões, etc Há também os resíduos assépticos como os papéis, restos de alimentos, resíduos de limpezas, e outros.
Resíduo industrial: Aquele originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como, metalúrgica, química, petroquímica, papeleira, alimentícia, etc. Nesta categoria incluem-se lodos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, vidros, cerâmicas e lixo tóxico.
Resíduo agrícola: São os resíduos das atividades agrícolas e da pecuária, como embalagens de adubos, defensivos agrícolas, ração, restos de colheita, etc.
Entulho: Resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações, etc. O entulho é geralmente um material de reaproveitamento.






Responsabilidades por cada tipo de resíduo:

Domiciliar -Prefeitura
Comercial(até 50 Kg)-Prefeitura
Público -Prefeitura
Serviços de saúde -Gerador (hospitais ...)
Industrial -Gerador (indústrias)
Agrícola -Gerador (agricultor)
Entulho -Gerador




Destinos dos Resíduos:

Depósitos a céu aberto: Apresentam perigos como a poluição de águas subterrâneas e cursos d’água vizinhos, proliferação de animais parasitas, odores de fermentação.
Depósitos em aterro sanitário: Lixo depositado dentro de um buraco protegido para ele não infiltrar a terra. Não cria prejuízos ou ameaças à saúde e à segurança pública quando feito de maneira correta.
Incineração: Processo de queima do lixo. É um processo caro, exige dispositivos que evitem ou minimizem a poluição do ar.
Compostagem: É a degradação do lixo pelas bactérias. Os resíduos orgânicos de fácil degradação são moídos e revirados por alguns dias, para facilitar a ação das bactérias.
Reciclagem: Reciclar é reaproveitar os materiais na fabricação de novos produtos.







COLETA SELETIVA DE LIXO:




-É o recolhimento do lixo seco separado do lixo úmido.





HÁ 4 FORMAS DE COLETA SELETIVA:

Coleta porta a porta - Domiciliar: assemelha-se ao procedimento clássico da coleta normal do lixo.
Coleta seletiva em postos de troca: Neste caso a pessoa recebe algum bem ou benefício, tais como alimentos, vale-transporte, vale-refeição, descontos em troca do resíduo.
Coleta seletiva por catadores: geralmente é uma atividade informal, executada por catadores de rua (autônomos ou em cooperativas).


Coleta seletiva em PEV - Postos de Entrega Voluntária ou em LEV - Locais de Entrega Voluntária: Cada material deve ser colocado num contêiner específico, onde deve constar o nome do reciclável e as cores padronizadas:


- Azul: papel
- Vermelho: plástico
- Verde: vidro
- Amarelo: metais
- Preto: madeira
- Marrom: orgânico
- Cinza: resíduos em geral; não recicláveis, misturado, contaminados, não passíveis de separação.
Estes são os símbolos característicos da separação de resíduos:

SAIBA O QUE SEPARAR:



Lixo seco: papel, papelão, plásticos, vidros e metais.
Lixo úmido: restos de comida e sobras de cozinha. Se você morar em casa e houver lugar com terra, esses materiais podem ser transformados em um excelente adubo.
Não recicláveis:papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, cerâmicas e lâmpadas comuns.Lixo especial:pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, embalagens de agrotóxicos, lixos de serviços de saúde, entre outros. Eles devem devolvidos ao local de onde foram comprados, mas antes guarde-os separadamente.



Pneus podem disseminar doenças:
Os pneus eles podem ajudar na proliferação de mosquitos e roedores, além de oferecerem riscos de incêndios. A adição de borracha triturada em misturas para a pavimentação asfáltica está se tornando uma das soluções, além de minimizar os problemas de disposição de pneus, pode também melhorar o desempenho dos pavimentos.
Se você quer agir de forma correta, devolva os pneus nos postos de venda.





Lâmpadas fluorescentes são tóxicas:
As lâmpadas fluorescentes têm como principal componente o metil mercúrio. Essa substância é altamente tóxica e cancerígena e seu efeito é cumulativo no organismo, podendo ser inalada quando as lâmpadas quebram. Podem contaminar os solos e as fontes de água. E as mais antigas são mais perigosas.
Proteja-as para que não quebrem e devolva onde as comprou.






VANTAGENS DA COLETA SELETIVA:



Benefícios Ambientais:
- Reduz os custos com a disposição final do lixo (aterros sanitários, incineradores), pela diminuição do volume de lixo a ser disposto;
- Aumenta a vida útil dos aterros sanitários;
- Diminui os lixões clandestinos e os gastos com limpeza pública;
- Melhora as condições ambientais e a saúde pública do município.
- Ocorre uma maior conscientização ambiental da população;
Benefícios Sociais:
- Gera empregos diretos e indiretos;
- Ocorre o resgate social dos indivíduos, através da criação de associações/cooperativas de catadores ou do seu trabalho nas Centrais de Triagem;
- Estimula a cidadania e a participação comunitária.
- Contribui para a melhoria da qualidade de vida.

MATERIAL E SEU TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO:
Aço-Mais de 100 anos
Alumínio-200 a 500 anos
Cerâmica-Indeterminado
Chicletes-5 anos
Cordas de naylon-30 anos
Embalagens longa vida-Até 100 anos (alumínio)
Embalagens PET-Mais de 100 anos
Esponjas-Indeterminado
Filtros de cigarros-5 anos
Isopor-Indeterminado
Louças-Indeterminado
Luvas de borracha-Indeterminado
Metais (componentes de equipamentos)-Cerca de 450 anos
Papel e papelão-Cerca de 6 meses
Plásticos(embalagens, equipamentos)-Até 450 anos
Pneus-Indeterminado
Pilhas-Contamina o solo por 50 anos
Sacos e sacolas de plástico-Mais de 100 anos
Vidros-Indeterminado

Você conhece os 6 Rs?
“R” de REPENSAR – repense seus hábitos de consumo e comportamentos. Veja onde você pode economizar e evitar produzir lixo.
“R” de REDUZIR - reduza seu consumo e o uso de embalagens e produtos não recicláveis.
“R” de REUTILIZAR - É a utilização de um produto ou embalagem mais de uma vez sempre que for possível antes de jogar fora.
“R” de REAPROVEITAR – É o reaproveitamento de materiais, papel, embalagens, entre outros, que muitas vezes vão para o lixo, mas que poderiam continuar sendo usados ou doados para outras pessoas.
“R” de RECICLAR - recicle seus resíduos ou doe-os para quem os recicla. Reciclar é produzir um novo material a partir do velho.
“R” de RESPONSABILIZAR-SE – é o ato consciente de cada um responsabilizar-se por consumir o necessário e descartar os resíduos de forma adequada, separando seco do úmido.






TENHA CONSCIÊNCIA:


O Melhor É Não Produzir Lixo:
-Separar o lixo seco do úmido, fazendo a coleta seletiva é importante. Mas é mais importante não produzir lixo.
-Por isso, evite o desperdício, procurando usar um lado e o outro do papel e aproveitar as sobras de papel para bilhetes e rascunhos.
-Evite comprar produtos com várias embalagens que você não possa reutilizar.
-Só use embalagens que podem ser recicladas. As embalagens recicláveis tem um símbolo impresso nelas.

Não Espere Por Ninguém, Nem Desista:
-Descubra a melhor solução para fazer a coleta seletiva em sua casa, apartamento, edifício ou escola.
-Veja o que você pode fazer, descubra você mesmo as melhores soluções para a separação.
-Tenha iniciativa de como contornar os obstáculos para não ficar a vida inteira esperando que seus pais, professores ou o próprio governo faça alguma coisa por você.
-Você pode conseguir, se quiser.

Prepare as Vasilha:

-A coleta seletiva começa ao lado da pia da cozinha, onde é preciso ter três vasilhas. Uma para o lixo seco, outra para o molhado e uma terceira para os materiais que vão para o lixo mesmo, por não ser possível ainda sua reciclagem. É o caso de restos de limpeza, guardanapos de papel usados, filtro de papel, isopor, metais e etc...
-A outra providência é arranjar um lugar para guardar o lixo seco para enviar para ser reciclado. Deve ser um lugar onde não tenha umidade. O lixo seco é colocado na rua conforme o dia estipulado pela coleta seletiva.
-Ratos, baratas e mosquitos só são atraídos para onde há sujeira. Se você mantiver o local onde deposita os materiais recicláveis sempre coberto e protegido, evitando deixar que se acumulem muito, não há perigo.




LIXO: A SOLUÇÃO DE CADA UM DE NÓS


-Não jogue lixo nenhum na rua. Essa coleta é mais cara e, além de enfeiar os lugares, traz sérios problemas às cidades nas épocas de chuva, entupindo bueiros e estrangulando corredores de água;

-Aproveite integralmente os alimentos. Muitas vezes, talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam uma boa variação no seu cardápio;

-Doe livros, roupas, brinquedos e outros bens usados que para você não têm mais serventia, mas que podem ser úteis para outras pessoas;


-
Utilize os dois lados da folha de papel para escrever ou imprimir e, para rascunhar, reduza os espaçamentos, os tamanhos de letras e margens, aproveitando melhor a área do papel. Para cada tonelada de papel que se recicla, 40 árvores deixam de ser derrubadas;

-Leve sacola própria para fazer suas compras, evitando pegar as sacolas plásticas fornecidas nos supermercados. Se trouxer as sacolas, reutilize-as como sacos de lixo. Para o transporte, caso sejam compras grandes, utilize caixas plásticas ou de papelão (reutilize aquelas de próprio supermercado) ;


-
Procure comprar produtos reciclados - cadernos, blocos de anotação, envelopes, utilidades de alumínio, ferro, plástico ou vidro;

-Escolha produtos que utilizem pouca embalagem ou que tenham embalagens reutilizáveis ou recicláveis - potes de sorvete, vidros de maionese, etc;

-Não jogue lâmpadas, pilhas, baterias de celular, restos de tinta ou produtos químicos no lixo - as empresas que os produzem estão sendo obrigadas por Lei a recolher muitos destes produtos;


-
Leve remédios, os que não usa e os vencidos, a um posto de saúde próximo. Eles saberão dar-lhes destino adequado;

-Separe o lixo e encaminhe os produtos para reciclagem - tente organizar em seu edifício, rua, vila, condomínio um sistema de coleta seletiva. Cada morador separa em sua residência;

-Materiais como vidro, plástico, latas de alumínio, papel, papelão e material orgânico, colocando-os em locais próprios para cada um. Informe-se nas companhias municipais de limpeza sobre a existência de cooperativas de catadores próximas à sua residência, que poderão fazer a coleta. Algumas empresas que fazem reciclagem podem, dependendo da quantidade, recolher diretamente o material separado;

-Procure se informar sobre as iniciativas de sua Prefeitura/Comunidade com relação ao lixo reciclável. Todos somos responsáveis pelo destino de lixo que geramos. Cobrar iniciativas e novos projetos de vereadores e prefeitos também faz parte do nosso papel de consumidor, assim como estarmos informados das iniciativas existentes, por mais tímidas que possam ser. Algumas instituições (igrejas e associações comunitárias) recebem material reciclável e, com a venda, arrecadam algum dinheiro para obras sociais. Já existem empresas que compram este material e, dependendo da quantidade, retiram-no periodicamente.



De nada adianta cobrar iniciativas da prefeitura se você não fizer sua parte.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Flores Online, I hope you enjoy. The address is http://flores-on-line.blogspot.com. A hug.

Profª Andréa Gonzalez disse...

Olá,gostei da iniciativa de reunir informações básicas, mas importantes a respeito do lixo, principalmente por ser uma ação de alunos, o que demonstra uma preocupação por parte das escolas em educar as próximas gerações para o destino do planeta. Pensando nisso, convidarei meus alunos para contribuir com seu blog.