quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

DICAS ECOLÓGICAS

LIGUE-SE NAS DICAS PRÁTICAS E ECONÔMICAS PARA
SALVAR NOSSO PLANETA



Você sabe quanto lixo nós produzimos?

-No Brasil milhares de toneladas de lixo são recolhidos por dia e todos devemos estar conscientes com o que consumimos e jogamos fora.


O que devemos fazer?
-Ao ir às compras abra o olho: cada produto que você traz para casa tem um determinado impacto sobre o meio ambiente. Escolha produtos que agridam menos a natureza.
Compre produtos em embalagens maiores para seu consumo semanal ou mensal conforme o caso.
-Comprem sempre bebidas e refrigerantes em garrafas de vidro que são reutilizadas ou recicladas.



QUE PAPELÃO

VOCÊ SABIA?
-Se o desmatamento persistir, no futuro próximo, mais de 1 milhão de espécies de animais serão extintas.
-Produzir papel a partir de papel "velho" consome cerca de 50% menos energia do que fabricá-lo a partir de árvores; utiliza-se 50 vezes menos água, alem de reduzir a poluição do ar em 95%.
-Cada tonelada de papel reciclado representa 3 metros cúbicos de espaço disponível nos aterros sanitários.
-O Brasil produz anualmente cerca de 4700 toneladas de papel e apenas 30% são recicladas.
-Se o mundo reciclasse metade do papel que consome, 40 mil quilômetros quadrados de terras seriam liberados do cultivo de árvores para a indústria de papel.
-Devido ao alto consumo de papel em todo o planeta, florestas estão sendo destruídas para em seu lugar serem plantados eucaliptos, utilizados na produção de papel. Porém, os eucaliptos absorvem muita água da terra, afetando o equilíbrio do solo. Isso pode causar erosão e danos ecológicos, pois incontáveis espécies de animais deixarão de existir com o fim das matas.
-Além disso, as árvores absorvem grande parte do gás carbônico presente na atmosfera. Sem árvores, o gás carbônico permanecerá no ar, contribuindo para o efeito estufa.




O que fazer?
O papel de jornal é, provavelmente, o material de mais simples reciclagem, uma vez que não há casa onde não existam jornais velhos. Começar por aí pode ser um bom método para alterar os hábitos.




Guarde jornais:
Não jogue fora os jornais velhos.
Separe em diferentes pilhas: revistas de papel brilhante e capas impressas em cores, que não são tão facilmente recicláveis.
Organize-se. O primeiro passo para um programa pessoal de reciclagem de jornais é criar, em casa, um lugar onde se possa guardá-los sempre.




Recicle:
Descubra algum lugar perto de sua casa que compre materiais para reciclagem ou então doe para os catadores da sua cidade. Para isso, telefone para a prefeitura e se informe.





Na limpeza da casa:



- Use vinagre branco e água na mesma proporção, para limpar vidros, azulejos, vasos sanitários e espelhos, não há nada melhor.Para limpeza de forno você não precisa de nada mais que água quente, bicarbonato de sódio e palha de aço.E se você quer realmente purificar o ar use somente uma mistura de ervas com suco de limão ou vinagre.Também tire o pó das lâmpadas. Por incrível que pareça, lâmpadas empoeiradas gastam mais energia.

Onde Jogar o óleo das frituras feitas em casa?

-Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Porque fazemos isto? Perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar o óleo utilizado numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico). Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados, quando há um programa de reciclagem. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, exigindo o seu tratamento.

Faça uso de inseticidas ecológicos, são baratos e mais eficientes:
-Açúcar queimado, melado e água, disposto em tiras de papelão é ótimo para repelir insetos.Mistura de farinha, gesso calcinado, açúcar, bicarbonato de sódio é eficiente contra baratas.Para se livrar das formigas, basta espalhar pó de café em pequenos pires por toda a casa.

De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição se não fizermos a nossa parte.

Fonte: Geografia e Meio Ambiente. Gestão de Recursos Hídricos








Um comentário:

ARBIO - Associação de Reciclagem Biológica disse...

Ótimas dicas.Visitem nosso blog, ARBIO- Associação de Reciclagem Biológica. Estamos fazendo nossa parte na preservação ambiental por um mundo melhor.